“Juventude vai expressar através do seu governo indignação com desigualdades”, diz Tarso em conferência

O Centro Histórico de Porto Alegre ficou mais jovem neste sábado (5), primeiro dia de trabalhos da 2ª Conferência Estadual da Juventude. Cerca de 1,3 mil pessoas de todas as regiões do Estado reuniram-se para discutir as prioridades da política estadual de juventude, no evento promovido pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos.

Desde o início da manhã, os jovens exibiam faixas e cartazes e gritavam palavras de ordem, em sua maioria sobre o tema da Educação. Foi nesse clima de empolgação que recepcionaram o governador Tarso Genro para a abertura do evento, às 10h. Tarso foi abraçado e cumprimentado desde o momento em que entrou no ginásio do colégio La Salle Dores. Solícito, o governador conversou e tirou fotos com os jovens.

Demonstrando sintonia com as pautas ligadas à juventude, Tarso iniciou sua fala lembrando a ebulição social na Grécia gerada pela crise econômica. O governador citou o veto que grupos econômicos impuseram ao referendo que o governo grego realizaria sobre o pacote de medidas adotado para conter a crise. “O símbolo fundamental dessa questão, que nos interessa aqui, é que a demolição que o neoliberalismo fez dos direitos sociais, faz agora dos direitos políticos. O capital revoga o direito do povo de participar das decisões importantes do seu país”, afirmou.

Para Tarso, a juventude tem o papel de garantir que as políticas econômicas e sociais realizadas com sucesso no governo Lula tenham continuidade sob a gestão de Dilma Rousseff. Quando citou o ProUni e a triplicação das vagas no Ensino Superior, o governador ouviu uma intensa ovação da plateia.

Tarso encerrou sua participação garantindo a priorização das políticas de  juventude. “Nosso governo se inclina diante das decisões dessa conferência e as aplicará na medida da capacidade democrática. A juventude vai expressar através do seu governo a indignação com as desigualdades, e seu desejo de mudança”, afirmou o governador.

Para o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, a conferência deve ter a marca da valorização das diferenças. Ele destacou a participação de variados segmentos da juventude na conferência, como os adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) – que participam pela primeira vez de um processo decisório desta natureza –, os jovens com deficiência e a juventude rural. “Vamos fazer valer a democracia e eleger nossas prioridades. Queremos que as diferentes juventudes tenham voz”, afirmou Fabiano.

O coordenador estadual da Juventude, Maurício Piccin, destacou a importância desta etapa de conferências para a construção de uma política para a área. “Este é um momento em que a juventude passa a ganhar reconhecimento. Os delegados e delegadas estão fazendo história. A juventude não deve ser encarada apenas como segmento setorial, mas como setor estratégico para o desenvolvimento. Para isto, tem de poder expressar seu potencial criativo”, disse Piccin.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, os deputados federais Dionilso Marcon e Manuela D’Ávila, o deputado estadual Catarina Paladini e a vereadora de Porto Alegre Fernanda Melchionna participaram da abertura.

Após o ato, as atividades seguiram com o painel “Os direitos da Juventude e o projeto de desenvolvimento do Brasil e do Rio Grande do Sul”. À tarde, o tema foi “As políticas públicas de Juventude no Brasil e no RS: balanço e perspectivas”. Logo, os jovens dividiram-se em grupos de trabalho temáticos, debatendo as prioridades que serão votadas na manhã deste domingo (6) – quando também serão eleitos os delegados para a Conferência Nacional, em dezembro.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário